Eu posso entender e fazer uma lista das possíveis razões que levaram minha sogra a ter determinados comportamentos. O que às vezes parece senilidade e falta de memória também é em parte Insegurança, outra Dependência e ainda uma certa Limitação Intelectual.

Olhando sua história mais a fundo, vejo um pai mandão e grotesco, e um marido autoritário, machista, que a chamava de burra e ‘patsa’ na frente de qualquer um, que fazia questão de diminui-la, e assim aumentar sua insegurança e indecisão.  Ela foi se anulando, e assumindo a carapuça, apanhou dele várias vezes. Olho para ela e às vezes vejo uma criança, alguém que precisa de ajuda e compreensão.  Isso não significa que ela seja ‘boazinha’, mas que necessita de mais atenção e flexibilidade da nossa parte. É o bendito ‘Amor’ que falei antes…

Nestes dias estamos mais tranqüilos, Heraldo e eu.., mais compreensivos, ao invés de retrucar toda hora ‘mãe, a senhora já perguntou isso, eu já falei, etc’, a gente repete e pronto, responde de novo, e mais uma vez…, e assim tudo vai se ajustando.

Uma vez uma astróloga me disse que eu tinha um carma ligado à intelectualidade, e não entendi bem o que seria…, talvez seja isso, lidar com a limitação dela, aceitar, e não se irritar por isso.. E vamos que vamos!!

A coluna da sogra fica suspensa uns tempos, no domingo cedo ela vai embora, diz que sente falta de casa (ela não agüenta mesmo ficar muito tempo com a gente, e eu também acho bom). Aí as férias vão começar de verdade!!!

Bjs !  Van.

