Acabei meu 1.o bordado das férias!!

 

Sou completamente viciada em ponto cruz. Fico horas e horas, só paro quando a vista cansa ou a tendinite ataca.. Faço por prazer, lazer, verdadeira higiene mental. E de quebra ainda exercito a criatividade. 

Sou viciada em comprar revistas, adoro a Cross Country Stitching (link ao lado), principalmente os temas country, garden, herbs e kitchen.  Como já falei, quem me iniciou nessa mania foi a Cuca, uma grande amiga.

Ela me deu a base e a partir daí fui fuçando. Se vc é uma iniciante, ou quer aperfeiçoar, aí vão algumas dicas:

– aprenda a começar o bordado sem dar nó

– o ponto tem que ter um ajuste que não seja apertado, nem largo, use a força ‘justa’, para não deformar o pano

– escolha panos de tramas bem quadradinhas, senão o desenho fica deformado, esticado para um dos lados

– faça sempre na mesma direção (em geral o de baixo no sentido de uma barra ‘/’ ; o de cima no sentido de uma barra invertida ‘\’)

– encaixe a agulha exatamente no mesmo lugar do ponto anterior, as cruzinhas tem que ser bem perfeitinhas

– use cores variadas, abuse do sombreado (cor similar em vários tons), para o bordado ficar tridimensional, e não chapado

– se gostar, faça o contorno com linha preta, usando 1 ou 2 fios de meada, dependendo da abertura da trama; o contorno destaca o desenho, realça, define; fiquei pensando e acho que é uma necessidade minha de definir bem o desenho, por causa da minha miopia.., sem óculos as imagens tem contorno difuso pra mim; segundo meu oculista, míopes tem mania de querer enxergar cada vez mais.. (e quem não tem?)

O importante é curtir o risco escolhido. 

O interessante dessa história é que minha mãe sempre bordou, e ela era profissional, hoje já não tem mais paciência para isso, só faz tricô. Ela bordou toalhas e lençóis de linho lindíssimos, vc não distingue o avesso do direito de tão perfeito..Lembro de bem pequenina bordar toalhinhas que minha mãe me comprava, e me ensinava ponto correntinha, haste, cheio.., eu gostava mas fui descobrir a paixão já adulta.

Bom, vamos ao próximo!!! Boa semana a todos, que 2010 comece com pé direito pra todo mundo! Bjs, Van.

