A filosofia do Ayurveda (medicina milenar indiana) defende uma dieta equilibrada não só em função de gorduras, carboidratos e proteínas, mas em termos de SABOR. Considera que sua fisiologia sabe como lidar com a quantidade de informações que você recebe quando degusta uma comida, e espera que seus instintos oriente suas escolhas, sem grande complicação intelectual.

Pesquisas científicas (cf.Deepak Chopra, in ‘O Peso Perfeito’) mostraram que pessoas que têm o paladar mais sensível e perceptível não comem demais, enquanto os glutões têm menos sensibilidade às variações de sabor.  Ter uma alimentação equilibrada, portanto, com a presença dos 6 sabores, segundo a Ayurveda satisfaz os anseios pela comida e mantém o equilíbrio fisiológico e emocional. Eles recomendam que em cada refeição tenhamos os 6 sabores presentes; se não der, pelo menos durante o dia devemos oferecer ao organismo os 6 sabores, ao menos 1 vez.

Eis alguns exemplos:

– Doce: açúcar, mel, arroz, massas, leite, manteiga, pão

– Ácido: limão, queijo, iogurte, frutas ácidas como ameixa, vinagre, picles

– Salgado: qualquer alimentado acrescido de sal, mas também abobrinha, tomate e pepino

– Picante: não só as pimentas, mas gengibre e outros temperos ardidos, alho

– Amargo: verduras amargas como escarola, chicória, água tônica, espinafre

– Adstringente: feijões, lentilhas, romã, maçã, pera, repolho

Claro que o balanceamento dos sabores dependem do DOSHA de cada um, ou seja, de sua constituição física. Se você é Vata, Pitta ou Kapha. Esse balanceamento reflete diretamente na sua saúde, e por consequência, faz chegar ao seu peso ideal! Essa pelo menos é a teoria..

Ex.: Kapha não deve abusar do doce nem salgado; Pitta não pode comer muita pimenta; Vata não se dá bem com excesso de amargo e adstringente, e assim por diante ( e geralmente os tipos a-do-ram justamente os sabores que lhe são mais prejudiciais em excesso..pode??)

O que é Kapha, Pitta e Vata? Aguardem os próximos posts!!

Por falar em dieta, me pesei finalmente – tudo indica que emagreci mais 500gs!! Yuppi!!! (Talvez um pouco mais, já que na praia me pesava de biquini, e aqui não deu né.., por razões óbvias!). Vou continuar na minha mesopotâmica intenção!! Bjs, Vanvan.

Anúncios