Vamos ao que interessa: CERÂMICA! Tenho muito a dizer..,foi o canal de criatividade que encontrei para me expressar, fazem uns 6 anos..olhem só… mas na prática me dá muito mais do que simples expressão criativa! (me explico um pouco mais, abaixo).  É meu plano ‘C’, hoje não mais um plano alternativo – na base do ‘ou isso ou aquilo’.., mas complementar à minha vida. Hoje eu entendo melhor isso, ela faz parte do meu Todo.

Olhem só que vídeo mais fofo! Vcs vão entender um pouco como eu me sinto.., tomei a liberdade de ‘roubar’ o link do blog da Sônia (Rainhaso), porque é ma-ra-vi-lho-so! Cerâmica é PURA MAGIA!!

Primeiro: a cerâmica põe vc em contato com as forças de Natureza, a terra, o ar, o fogo, a água, e faz vc entender que não é ninguém.., que vc não domina nada.., que é a Natureza quem manda; ou seja, ela te dá uma lição de Humildade.

Depois: se vc consegue lidar com isso, passa para a próxima etapa, e pratica a Paciência e Respeito, entende que tudo tem seu tempo de acontecer, que o barro precisa amassar, moldar, secar, formatar, queimar, lixar, esmaltar, queimar de novo, e cruzar os dedos para que os deuses do fogo e do ar estejam de bom humor naquele dia.., a cerâmica tem seu próprio tempo, que depende do calor, da umidade, do armazenamento, etc e tal..

Depois ainda: você aprende e treina (todo dia) o Desapego – primeiro para não ficar acumulando todas as peças que vc faz, senão haja prateleira na sua casa…, e segundo para estar preparada para queimas infelizes, quebras, rachaduras, e situações do tipo ‘não foi nada disso que eu imaginei’...

Mas também: ela traz o Inesperado e com ele vêm as boas Surpresas, dentro do espírito ‘não foi nada disso que imaginei’, ela pode sair bem mais linda do que você imaginou… O segredo: ela ensina a você a não ter muitas Expectativas, poupando você das Frustrações. O jeito é não esperar muito (ou fazer de conta que não tá esperando…rsrs), e torcer, e seja o que os deuses do barro quiserem – ou acharem que vc ‘merece’..

Mas nunca esqueça que nada é eterno, não se iluda!

Por último, mas o mais importante: ela ensina que você consegue melhores resultados se vc fizer com Amor, tratar o barro com carinho, ‘conversar’ com ele, amaciá-lo, ter bom humor; pois se vc se irrita, esperneia e faz birra, só consegue piorar as coisas…

Alguma semelhança no trato com os seres humanos? Não é mera coincidência.. aliás, não dizem que o Homem foi feito do barro?? 

Bjos carinhosos..Van.

