Você, meu amigo ou minha amiga, que fez o teste e pontuou como Vata, lá se vão algumas dicas (fonte: curso de formação em terapias ayurvédicas, ministrado pelo Dr Guilherme Correa Neto, em SP)... vc pode ser do ‘tipo’ Vata ou estar passando por uma ‘agravação de Vata’. 

É bom lembrar que todos um dia chegaremos lá, pois Vata predomina na velhice; sua estação é o Outono, e é quando suas principais dificuldades aparecem; Vata precisa se preparar para essa estação.

No geral, em termos de alimentação eles recomendam…

– ter refeições frequentes, em pequena quantidade e com regularidade, dando preferência a alimentos cozidos e bem temperados; usar temperos picantes suaves

– evitar frutas secas, maçãs e bananas cruas; dar preferência para uvas, limas, abacaxi, mamão, mangas e romãs

–  evitar repolho, cogumelos, brócolis e alface, por formarem gases

– vegetais sempre cozidos, com grãos integrais como trigo, aveia, arroz integral ou basmati; saladas cruas só em clima quente e bem temperadas com azeite

– evitar grãos secos demais, como granola

– os feijões agravam Vata, por causar obtipação e gases, o melhor é usar o tofu; qdo comer feijão, temperar com cominho ou outros temperos quentes, para melhorar a digestão

– os melhores temperos para Vata: erva doce, coentro, gengibre, cardamomo, cúrcurma, hortelã e cominho

– chá de ervas picantes, com leite, e sucos de frutas ácidas

– melhores laticínios: leite desnatado, iogurte diluído, queijo cottage e ricota; evitar queijos amarelos e sorvetes

– melhores óleos: manteiga, óleo de coco, oliva, gergelim, de amêndoas ou ghee (manteiga clarificada)

– adoçantes: garapa, açúcar mascavo, mel, frutose e melado

Os sabores benéficos para Vata são: salgado, doce e ácidos (como limão, laranja, morango e também missô, molho de soja, e picles).  Por terem tendência a ter a pele seca, os tipos Vata necessitam de bastante oleação externa, e também interna (pois tendem  a ter intestino preso, mais ‘seco’). É o único tipo ao qual é benéfica a ingestão de óleos mais ‘quentes’, como de gergelim e amêndoas.

Além de ‘azeitar’ as juntas e os órgãos internos, como os Vatas não têm tendência para engordar, podem comer um pouco mais frequentemente que os outros tipos, comidas mais ‘engordativas’, digamos assim…

Lembrem-se que os elementos de Vata são o Ar e o Espaço/Éter.

Agravações de Vata via de regra estão assoociados a stress mental, dificuldade de evacuar, pele muito seca, ou cabeça ‘avoada’; geralmente são pessoas muito racionais. Já ouvi dizer que faz bem para Vata aquele tratamento de Shirodara (óleo que cai sobre a testa).

Lembrem-se galera, essas dicas que estou passando são bem gerais, cada caso é um caso, na dúvida consultem um especialista, um médico de preferência.., nada de auto-medicação, ok?  Sigam só aquilo que pareça fazer sentido para vocês!! 

Um bj, e aguardem as dicas para os outros tipos…, Van.

Anúncios