Vamos lá.., finalmente as dicas de alimentação para os Pittas de plantão. Se vc. está com o seu Pitta agravado, siga as seguintes instruções:

– abandone pratos com sabor muito intenso ou com temperos fortes, incluindo frituras e alimentos muito cozidos

– faça uma dieta fria, levemente seca, e dê preferência aos alimentos crus

– frutas são boas, calmantes e hidratam o tipo PItta; evitar as mais ácidas como maracujá; as melhores: maçã, romãs, peras, amoras, caquis, melão, laranja, banana, uvas, figos, etc etc

– vegetais cozidos no vapor ou crus; os melhores: aipo, quiabo, pepino, ervilhas, vagens, alface, aspargos, abóbora, milho, salsa, couve-flor; evitar tomate, beringela, batatas, espinafre, por serem mais ácidos

– coma grãos integrais como trigo, aveia, cevada, granola, arroz integral ou basmati

– tempere feijões com cominho; os melhores: azuki, mung dahl (feijão do moyashi), ervilhas secas, feijões comuns

– nozes e sementes oleosas agravam o estado de Pitta, prefira semente de girassol e coco (que é refrescante)

– óleos: ghee (manteiga clarificada, ou sem lactose), manteiga, óleo de coco, girassol ou soja

– laticínios aprovados: leite, creme de leite fresco, queijo fresco sem sal, cottage, ricota; evitar iogurtes e sorvetes

– Pitta precisa do sabor doce para harmonizar suas emoções; prefira garapa, açúcar mascavo, frutose e mel

– temperos: evitar alho, pimentas, mostarda, cravo, e gengibre em excesso; os melhores são coentro, erva doce, açafrão, cominho, hortelã, cardamomo

– bebidas ideais: água mineral fria, chás em geral, leite, sucos vegetais, sucos de framboesa, romã, e abacaxi; evitar vinho e cerveja..

Lembrem-se que o tipo Pitta é regido pelo elemento Fogo. Suas agravações estão relacionadas com tudo que ‘queima’, arde, sobe a temperatura. Quando em desequilíbrio, eles têm tendência à pressão alta, ansiedade, irritabilidade exagerada, erupções da pele, úlcera gástrica, e coisas desse tipo.

Por isso a alimentação boa para equilibrar Pitta é tudo que refresca, em geral. Seus sabores mais benéficos são amargo, doce e adstringente.

O Verão é a estação Pitta, e quando suas dificuldades mais aparecem. Nessa estação, eles precisam fazer atividades refrescantes, e procurar lugares e horários mais frescos para o lazer e atividades físicas.

O horário-Pitta fica entre 10/22hs e 12hs/meia-noite – eles precisam cuidar para que nesse horário não fiquem agitados, nem entrem em conflito com outras pessoas. A fase Pitta da vida é a maturidade, quando estamos no auge da produção, em plena atividade.

Práticas de purificação para Pitta (Sadhanas) incluem atividades contemplativas e meditação para acalmar sua mente hiperativa, e se banhar à luz do luar (que romântico..). 

That’s it!  Aguardem novidades sobre essa medicina milenar que é a Ayurvédica!!

Bj, Van.

Anúncios