Dando continuidade à série das ’10 coisas que mais gosto’, não poderia deixar de falar nas minhas plantas preferidas:

4. Adoro suculentas – não sei exatamente quando nem porque começou essa mania.

‘Suculenta’ é um nome genérico para aquelas plantinhas pequenas, com flores carnudas, que armazenam água ou algum tipo de seiva em suas folhas.  Gosto de plantas em geral (e tenho muitas para aguar em casa..), mas sou apaixonada especialmente por essas variedades carnudas.

Não sei se é pela forma de rosácea, que remetem a mandalas naturais, ou pelo fato de serem associadas a um clima desértico – elas gostam de calor, e sobrevivem com pouca água. Acho que me dão uma sensação de força, resistência, além de serem ‘fofas’..

Começam minúsculas, e parecem mini-árvores. Você pode plantá-las de forma a imitar um microcosmo, a sua minifloresta.., ou pode deixá-las crescer mais, se plantar em vasos maiores. E é muito fácil fazer mudas – em geral, de uma folhinha espetada na terra, brota uma espécie inteira, e ela se automultilpica, gerando mudas e mudas.

Quase todas dão flores. São bem esquisitas na verdade, e não duram muito.. umas são pequenas e compridas, outras curtas sem caule, dos mais variados tons. Às vezes passam anos só com folhas, e de repente..tchã! Uma flor…

De tempos em tempos tenho que doar mudas de suculentas para as amigas (se alguém quiser, é só pedir!), pois não há espaço disponível para todas – elas ocupam desbragadamente todos os parapeitos de janelas – internos e externos – da minha casa!! (Mina, se vc olhar atentamente, vai ver um vasinho em forma de bambu aí nessa foto.., advinha de quem é?…rsrsrs)

Quem quiser, posso fazer também intercâmbio de mudas, que tal?

Bom, deixa eu ir que preciso aguar todas…, bjs! Van.

