20 de fevereiro marca uma data especial, foi o dia em que me casei com Heraldo, há exatos 31 anos atrás!  Mais 7 de namoro…são 38 anos de convivência…, se eu tivesse tido filhos aos 18, já poderia ter até bisnetos..rsrsrs

Se eu fosse entrevistada em um desses talk-shows, a pergunta básica seria: ‘qual o segredo  para ficar casada 31 anos?’. Deviam fazer essa pergunta para os meus pais, que estão juntos há 56.., fora o namoro.  Não é mole não..

Mas, se tivesse que dar uma fórmula aos jovens que se casam hoje em dia – apesar de duvidar um pouco que essa geração casa para viverem ‘felizes para sempre’ –  seria:

Paciência + Saber ceder + Reconhecer que o outro tem defeitos e aceitá-los + Amor verdadeiro, altruísta, daquele que só quer ver o outro feliz. 

Nosso casamento nem sempre foi um mar de rosas…, talvez de rosas com alguns espinhos..rsrs, os quais soubemos driblar durante todo esse tempo. Houve a crise dos 4, dos 5, dos 7 anos, dos 10.., e por aí vai. O importante é que a cada crise fomos crescendo, aprendendo a pedir desculpas, abrindo mão do egoísmo, e aprendendo a perdoar.

Tudo sem deixar com que o outro tome o espaço que é nosso, com respeito, não abrindo mão de certos limites; amando o outro sem perder a si próprio (difíííícciilll…, mas não impossível).

Aparentemente mudamos um pouco…, menos cabelos, mais rugas.., mas eu diria que o brilho nos olhos é o mesmo. Continuamos tendo sonhos! Sonhos individuais e do casal, mas os individuais também incluem o outro, seja para partilhar, seja para reforçar o sonho e participar de sua construção, seja às vezes até para discordar e apontar as barreiras e dificuldades…, faz parte.

(esta 2a foto é de quando fizemos bodas de prata, há 6 anos atrás..)

Eu espero viver com ele até ficarmos os dois beeemmm velhinhos.. rsrs, sei que vamos nos estapear, nos irritar com as falhas de memória do outro, com as manias, mas mesmo assim, se ele me pedisse em casamento hoje, eu aceitaria, e viveria tudo de novo!

Bj! Lema de hoje: nunca deixe de sonhar e de acreditar que você pode ser feliz!!!

Van.

Anúncios