Esta semana que passou fiquei por conta de um projeto onde tinha que levantar muuuiiito cedo, mas muito cedo mesmo.. teve um dia que sai de casa às 5:30hs, ainda estava escuro… Realmente não estou habituada a isso, e como eu disse: ‘São Paulo is soooo nice at 5:30 in the morning! Really, it’s true!’

No caminho fui escutando um cd que tenho há muito tempo, do Deep Forest, a faixa Twilight que você pode ouvir no Youtube.  Embora a tradução seja ‘crepúsculo’, a trilha sonora calhou como uma luva ao amanhecer  que presenciei naquele dia…

amanhecerO céu estava lindo, as nuvens cor-de-rosa, o ar fresco e limpo. Fui refletindo sobre a cidade, ela acordava junto comigo…, estava mansa, bem humorada, não era aquela São Paulo tão àspera, dura, judiada pela invasão dos carros e das chuvas de verão.. era apenas uma cidade aberta para receber seus habitantes..

Fiquei espantada pelo número de pessoas (e carros) que andam pelas ruas nesse horário…rsrsrs, os pontos apinhados de pessoas mal dormidas, cabelos molhados, tirando sonecas com o rosto colado nas janelas dos ônibus. Pessoas que batalham, moram longe, vão atrás do ganha-pão. 

Me senti parte daquele organismo vivo, do burburinho, do lufa-lufa, uma célula dando vida àquele corpo, um selvagem entrando na selva, atrás da caça, do sustento, abrindo caminhos. E me senti acolhida pela Terra, senti que aqui é meu espaço, meu pedaço, que aqui eu respiro e vivo, atrás dos meus sonhos.., pedi licença e fui entrando.

E pensei no planeta tão mal tratado pelos homens, que poluem suas águas, seu ar, matam seus bichos.., e senti uma imensa ternura pela natureza, e por São Paulo. Torço para que um dia o Homem reencontre suas origens, seu mais puro estado de paz e convivência pacífica com todo esse organismo. Como li outro dia, dizem que ‘a Natureza não reclama, mas um dia se vinga..!’

Não deixem que essa história de sustentabilidade, ecofriendly, meio ambiente, ecologia, etc e tal, caia na inocuidade, no lugar-comum, e seja mais um blá-blá-blá, mas comece a amar a Terra de verdade, profundamente…, ela te dá o sustento, o que você come, veste, respira.. pense nisso.

Bjs!

