Hoje no Estadão  saiu uma matéria sobre um projeto de lei que obriga os motoristas a pararem espontaneamente para os pedestres atravessarem em faixas destinadas a eles.

Há algum tempo que venho pensando em escrever sobre esse assunto, depois que voltamos de Florianópolis. Fiquei surpresa ao ver que lá, os motoristas PARAM, sem precisar de semáforos, multas ou leis!  Não sei como foi esse processo, se existiu alguma lei para obrigar os motoristas a mudarem o hábito, só sei que funciona…

Como fomos de carro, dirigimos pela cidade e pudemos observar esse comportamento, que ao meu ver é um exemplo da boa civilidade.   E sabe que isso pega? Espontaneamente, começamos a parar também antes de faixas de pedestres, respeitando os transeuntes..

Só não sei se em São Paulo, com esse trânsito maluco e motoristas nervosos, isso daria certo…, os paulistanos parecem estar sempre à beira de um ataque de nervos, às vezes até dispostos a passar por cima de outros para chegarem ao seu destino!

Tenho uma teoria – parafraseando um profeta maluco carioca – que ‘gentileza gera gentileza’. Pode reparar: experimenta dar passagem a um carro que quer entrar na via principal.., primeiro o cara fica com aquela cara de ‘num tô acreditando que ela me deixou entrar’.., se você conseguir segui-lo por um tempo, verá que não demora muito, ele faz um gesto de gentileza a outro motorista… pode crer, já fiz esse teste várias vezes.

Acredito que as mudanças de hábito começam dentro de cada um, e não por causa de leis  ou normas de  trânsito.  Precisamos aprender a ser mais gentis com o próximo, gentileza é uma forma de amor, e é muuuuuito fácil de exercer, é só querer! Vamos começar? Bjs.

gentileza.JPG

Anúncios