Depois de muuuuiiitos anos assinando a Folha, resolvi trocar para o Estadão. Alguns motivos me levaram a isso, mas sobretudo a vontade de fazer algo diferente, mudar, sair de uma acomodação que dura mais de 2 décadas…

Sempre tive aquela imagem de que o Estadão era um jornal pesado, de árdua leitura, e a Folha mais easy. De repente, sucumbi à promoção que estimula a experimentação do jornal por R$ 1 durante 1 mês, aproveitando também um momento de aperto orçamentário. Suspendi a FSP pelo mesmo período, alegando que ia viajar e qual não foi a surpresa??

Achei o Estado com uma diagramação confortável, gostoso de ler, e com muuuito mais conteúdo que a Folha, mais colunistas de peso, mais seções interessantes, suplementos especiais como Paladar (gastronomia e culinária, sai às 5as), etc. 

Mudou o Estadão ou mudei eu?  Será que a ‘idade’ está me fazendo mais tradicional? É uma volta às origens? (explico: a lembrança mais marcante que tenho do meu avô materno é vê-lo debruçado na mesa de jantar, lendo o Estadão, ele deve ter sido um dos seus primeiros assinantes..)

Além do quê, coincidiu com a reformulação gráfica da Folha, da qual não gostei, achei que ficou com cara de jornal muito popular, os tipos grotescos…, enfim. 

O curioso foi observar de camarote a briga entre os dois diários, foi até meio cruel, eu diria.  Na FSP, quando falei que ia cancelar, quase tiveram uma síncope, quiseram saber porque e eu expliquei.., não sei o que foi pior.  No Estado, quando falei que ia trocar, estenderam um tapete vermelho e abriram-se as portas promocionais, acabei com um contrato de 6 meses que vale 9!!

Confesso que sinto falta apenas de algumas coisas: gostava da Ilustrada, das tiras (bem melhores os cartunistas da FSP, apesar de adorar Calvin e Snoopy), da Folha Equilíbrio.., mas nada é perfeito, nem definitivo. Um dia posso trocar de novo, e o que me agrada é essa liberdade de escolha!

Aprendizados? Nós consumidores temos muita força, precisamos saber usá-la. Reclamar, escrever, falar com os ombudsmen da vida.  E funciona!!!

