Chawan é o nome dado a um tipo de ‘bowl’ (tigelinha) usado para preparar e tomar chá, na cerimônia do chá na cultura  japonesa.  Tigelas de arroz também são chamadas de ‘chawans’, mas para distingui-las os japoneses as designam como ‘gohan jawan’, e as de chá são chamadas de  ‘matchawan’.  As chawans típicas não têm alça como as xícaras, e costumam ter um pequeno ‘pezinho’ para ajudar a segurar quando o chá está quente – faz-se uma ‘pinça’ com os dedos indicador e polegar.

Uma de minhas professoras de cerâmica teve a idéia de fazer uma exposição temática, só sobre chawans. E dá-lhe fazer copinhos de cerâmica para chá. Minha produção foi pequena – exatamente 26 chawans, de alguns formatos e cores variadas. Mas foi significativa.

Modestamente, confesso que fiquei muito feliz com o resultado, com as formas arredondadas que surgiam do torno, quase que por conta própria do barro.., e depois com os esmaltes lindos que a Bia Camargo faz.

 O duro é desapegar.., vender. Mas faz parte de um exercício de desapego mais profundo, a gente vai treinando para desapegar de outras coisas. Onde vou guardar tantas peças, não é mesmo? O bom de tudo é que sempre posso fazer outras.

Bom, convido a todos para dar uma chegada no espaço TU – Mercado de Arte e Moda, amanhã, sábado, dia 26/06/10, das 10hs às 20hs. O espaço fica na Pedroso de Moraes, n.o 793, pertinho da FNAC Pinheiros. À tarde, para quem quiser, vão acontecer algumas apresentações da cerimônia tradicional do chá, por um grupo especializado no assunto – Centro de Chadô Urasenke do Brasil – reservas pelo fone 2528.3261. Não percam!

Anúncios