No meu quintal tenho 3 pés de café, que foram presenteados por uma tia do Heraldo quando nos mudamos para esta casa, há 20 anos!  É um café diferente, quando amadurece fica amarelo, e não vermelho (deles, só um pé é daquele café vermelho).  Já colhemos algumas vezes e torramos em casa mesmo, moemos e tomei café do meu quintal! Imagine isso nos dias de hoje…, um luxo!  O café é totalmente orgânico e natural, isento de qualquer química ou pesticida. Estes ainda são da safra passada…comprei até uma maquininha (que não passa de um mini liquidificador..) para moer os grãos em casa.

Pois é, é chegada a nova ‘safra’. Este ano os pés estavam carregados.. é lindo ver aquele cacho de grãos amarelos, que misturados aos que ainda estão verdes, nos oferecem um verdadeiro símbolo nacional, as cores da nossa bandeira… A cada ano os pés crescem mais…e meu marido manda podar, cortando no tronco..dá uma dó, mas sei que é necessário..

Este ano, ele teve o ímpeto de cortar, e eu, com dó, o ímpeto de colher os grãos. Dá um trabalho danado…, mas depois vale à pena. Fazemos um esquema bem doméstico, secando os grãos ao sol (que anda em falta esses dias..), debulho e levo pra torrar no forno. Alguém conhece um meio mais fácil de fazer isso?

