Pensar no começo do ano – quando a rotina se estabelece novamente – e na preguiça que às vezes dá para recomeçar, me faz pensar em Hornbeam.  Este é um floral que auxilia os que se sentem cansados ou sem energia vital para realizar suas tarefas rotineiras com mais prazer.

Hornbeam tem a ver com estrutura, organização, fortalecimento da vontade.  É útil para ajudar a organizar o ‘caos’ que às vezes minha mesa de trabalho apresenta.., e acho que vai ajudar a arrumação dos armários e das papeladas acumuladas ao longo dos últimos anos.

É também associado aos artesãos, escultores, engenheiros, aqueles que têm o dom de moldar a matéria, com um bom senso estético .  A parte que mais gosto: dizem que sua madeira era usada para fazer as varinhas de condão das fadas, pois elas conduziam as energias invisíveis, podendo materializar nossos desejos*.

Hornbeam pode ser também um aspecto crônico – aquelas pessoas que acabam transformando suas tarefas do dia-a-dia, o trabalho, em um fardo, sem sentido ou prazer, que apresentam a constante preguiça das ‘segundas-feiras’ de manhã.  Garfield é o típico Hornbeam…., assim como alguns adolescentes que estão sempre cansados, desorganizados, reclamando de suas tarefas; gostam de ficar encostados, tortos, e acabam tendo problemas de coluna – ou seja, de estrutura..

Vamos de Hornbeam então, que ele nos dê toda a energia necessária para realizarmos o que precisamos, com prazer! Boa faxina pra vocês também!

Bjs, Van.

(*) Fonte: participando da vida com os Florais de Bach – Dra Carmen Monari